AULÕES INTERDISCIPLINARES: TRABALHO ORQUESTRADO COM EXCELÊNCIA E AMOR

Compartilhar:

      Professores se unem para aulas interdisciplinares sobre temas dos vestibulares, em eventos que são exemplo de organização, motivação e resultados!

      “A educação, sozinha, não consegue transformar o mundo. Mas, sem educação, nada de grandioso e duradouro acontece.  Facilitar o aprendizado do aluno é nosso trabalho”, afirma a professora de Geopolítica do Colégio Maxi, Jaqueline Console, em alusão ao objetivo das aulas interdisciplinares oferecidas pela escola, conhecidas como aulões.

      A iniciativa é dirigida aos alunos da 3ª série do Ensino Médio e Curso Pré-vestibular – turmas que prestarão vestibulares e Enem -, reunindo, em média, seis professores participantes. As atividades acontecem em sala de aula, no ginásio e até mesmo fora da escola, como foi o caso dos aulões no Shopping Aurora, reunindo centenas de alunos.

Neste ano, o Colégio já promoveu diversos aulões, abordando diferentes temas:

• 1929-1939: a relação entre crise econômica e a ascensão de regimes totalitaristas.

• 1989: os 30 anos da internet e suas fases.

• Os super-heróis, os personagens HQ e os desafios da sociedade contemporânea.

• O debate entre a ciência e pseudociência: paradigmas contemporâneos.

       Os aulões permitem conexões entre as diversas áreas do conhecimento, uma prioridade nos processos seletivos atuais: “Esse tipo de aula fornece ferramentas e argumentos para um bom desempenho nas provas de Redação e questões discursivas, porque a coordenação de Redação, logo após o evento, explora os temas para os alunos trabalharem. Dependendo do conteúdo, encaixam-se Redação, História da Arte, Filosofia, Biologia, Matemática, Física e Química”, comenta Jaqueline.

MOTIVAÇÃO E NOVIDADE

      Sobre a participação das turmas, a professora comenta: “Os estudantes aprendem e se divertem porque, mesmo os aulões sendo mais longos, a troca e o diálogo entre professores promovem um ambiente leve, ainda que o assunto seja denso.  Os alunos elogiam e agradecem pelos bons momentos. O tempo passa muito rápido. A recompensa é tão boa que, mesmo com desafios, estamos sempre empolgados com cada uma dessas aulas”.

      Jaqueline revela onde tudo começa: “No meu tempo de aluna, nunca tive a oportunidade de assistir a uma aula dessas. Por isso, sempre que vejo algum tema bacana para os alunos, entrego um pré-projeto para a coordenação e começamos a trabalhar. É importante que a escola ofereça esse momento diferente e se organize para que os aulões aconteçam. Quebra a rotina! Em algumas edições, realizamos um quiz, com os alunos respondendo on-line as questões que estão conectadas com a aula. Eles adoram! Fico encantada com as coisas acontecendo”, conclui a professora.

“A GENTE PREPARA E ENVIA PARA A EQUIPE DE APOIO. DALI PARA FRENTE A MÁGICA ACONTECE!”

As aulas interdisciplinares são um exemplo da força do trabalho em equipe. Confira a seguir o relato agradecido da professora Jaqueline Console, sobre a organização e a dinâmica desse grande evento pedagógico realizado pelo Maxi.

TABELAMOS TRANQUILO

“É um trabalho fantástico de equipe. Os aulões envolvem os professores e, mais ainda, a equipe de apoio, pois é uma organização incrível feita pelo Marketing, pela Coordenação, pela Tecnologia da Educação e demais colaboradores. Nós, professores, tabelamos tranquilo, trocando ideias um com o outro. Quando sugiro um tema, já sei que ‘fulano’ fica ótimo aqui; que ‘beltrano’ entende muito dali; que se chamarmos ‘sicrano’, ele será perfeito acolá. A gente se conhece, por isso facilita muito.”

É MUITO RICO E DIVERTIDO

“Trabalhamos juntos há muito tempo, conhecemo-nos bem e vamos dividindo os assuntos sem dificuldades. Damos sugestões e fazemos observações nas aulas dos demais colegas. Preparar essas aulas é muito rico e divertido, sem deixar de ser sério, porque cada um de nós estuda e dedica tempo para montar esse material.”

 A INFRAESTRUTURA É INCRÍVEL

“O nosso trabalho é montar o material e preparar os slides, enviando para a coordenação. Dali para frente é que a mágica realmente acontece, porque existe no Colégio Maxi uma infraestrutura admirável. É uma escola que consegue preparar com excelência uma aula desse tamanho! Basta ver o exemplo do Festival Cultural, com toda infraestrutura e organização. Algo sem precedentes, assim como os aulões no Shopping Aurora. É um nível de organização impecável, uma estrutura de tirar o chapéu.”

A TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO DÁ TOQUE FINAL

“Temos tudo à disposição, ambiente preparado, som e tecnologia. A Tecnologia da Educação (TE) monta nosso material com todas as ‘viajadas’ que nós professores, sonhamos. E a gente viaja mesmo, pois professor é sonhador. Basta a  gente sugerir: ‘Nesse trecho aqui, pensamos em  incluir uma parte do filme ‘tal’; nesse outro ali, um videoclipe. E por aí afora. Sugerimos e a TE vai produzindo tudo. É impressionante como um evento desse acontece! A gente está sempre buscando insights para esses aulões, levantando conteúdos, ficando ligado nos assuntos da atualidade. E quando o tema surge, basta passar adiante e a equipe vai orquestrando com excelência e muito amor.”

JAQUELINE CONSOLE – Professora de Geopolítica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.