Concurso Boas Práticas

Compartilhar:

O Concurso Boas Práticas premia iniciativas inspiradoras que utilizam a tecnologia como forma de auxiliar a experiência de aprendizagem. Neste ano de 2019, dois de nossos professores do Ensino Fundamental II foram convidados a se apresentar na sede do Google, em São Paulo, em uma das categorias mais concorridas do país!

Projetos que serão apresentados:

– Projeto: “Raciocínio Lógico e os Contos Infantis” – Professor de Matemática Fernando

Este projeto se propõe a posicionar os alunos como protagonistas do estudo, utilizando-se dos contos infantis e das ferramentas disponíveis na plataforma Google.

Na primeira etapa do projeto, os alunos precisaram desenvolver um conto infantil, utilizando as ferramentas Google Documentos e Google Apresentações. Essa foi a etapa na qual eles iniciaram a escrita do conto e a inclusão de questões de raciocínio lógico ao conteúdo.

Este projeto se propõe a posicionar os alunos como protagonistas do estudo, utilizando-se dos contos infantis e das ferramentas disponíveis na plataforma Google.

Na primeira etapa do projeto, os alunos precisaram desenvolver um conto infantil, utilizando as ferramentas Google Documentos e Google Apresentações. Essa foi a etapa na qual eles iniciaram a escrita do conto e a inclusão de questões de raciocínio lógico ao conteúdo.

A segunda etapa foi a criação das ilustrações. As ilustrações foram feitas a partir da manipulação de imagens já existentes, e, para isso, utilizaram o aplicativo Google Desenhos. E claro, não poderíamos utilizar qualquer imagem, por isso os alunos utilizaram o recurso “pesquisa avançada”, que permite encontrar imagens sem restrições de uso ou direitos autorais.

Na terceira e última etapa, os professores montaram uma avaliação por meio do Google Formulários, com perguntas relacionadas aos contos que os próprios alunos desenvolveram.

O projeto buscou contextualizar a disciplina e aperfeiçoar o contato dos alunos com as ferramentas importantes do Google. Ao todo, foram 16 livros infantis desenvolvidos pelos alunos.

O projeto do professor Fernando contou com a participação da professora Camila, que aplicou o projeto para os alunos da unidade Maringá!

– Projeto: “Meu olhar sobre a História de Londrina” – Professora de História Vânia

Este projeto tem a intenção de inserir os alunos na história da cidade, por meio de diversas ferramentas da plataforma Google for Education.

Vamos com calma, pois esse projeto exige muita criatividade e força de vontade!

Na primeira etapa do projeto, os alunos identificaram pontos históricos da cidade, que, muitas vezes, passavam despercebidos, pois fazem parte da rotina deles. Com essas informações, a professora Vânia realizou uma Expedição Virtual com o App Expeditions e levou os alunos a um passeio incrível por meio dos óculos de realidade virtual!

Na segunda etapa do projeto, os alunos iniciaram uma pesquisa sobre cada um dos pontos históricos: o Museu de Londrina, o Museu de Arte, a praça Tomi Nacagawa, a Concha Acústica e a Praça Pé Vermelho.

Na terceira etapa, que ocorrerá posteriormente, os alunos acrescentarão as informações da pesquisa à rota, por meio da ferramenta Tour Bilder. Essas informações serão feitas por meio de vídeos, onde os próprios alunos contarão a história do local.

Na quarta e última etapa, os alunos farão um site, por meio da ferramenta Google sites, onde todas as informações estarão disponíveis. Esse projeto transforma nossos alunos em agentes contadores da história de Londrina!

Parabéns pela dedicação, professores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.