ESCOLA DE PAIS:

Compartilhar:

É HORA DE CONHECER E CONTROLAR AS EMOÇÕES

      Conferencista nacional apresenta aos pais do Maxi o tema Emoções de que não dou conta, revelando a importância do autoconhecimento e autocontrole.

O psicólogo, psicoterapeuta e professor de Psicologia, Guilherme Davoli.

      Como parte do projeto Escola de Pais, o Maxi convida anualmente profissionais de diferentes áreas para oferecer aos pais e responsáveis reflexões de extrema importância no contexto educacional sobre a relação pais e filhos.

      Um dos temas trabalhados neste ano – Emoções de que não dou conta – priorizou os pais de alunos do Ensino Médio que vivem o desafio de orientar os filhos na fase da puberdade e da adolescência, compreendendo melhor o momento do vestibular e toda pressão social e a autocobrança. O convidado foi o psicólogo, psicoterapeuta e professor de Psicologia, Guilherme Davoli, autor dos livros Admirando a tempestade e brincando com o vento, Vítimas e aprendizes da própria história, Somos mais que um simples espetáculo e outros.

       Na década de 1970, o psicoterapeuta Claude Steiner desenvolveu o conceito de alfabetização emocional, mostrando a relevância de as pessoas compreenderem as próprias emoções e gerenciá-las de forma produtiva, garantindo qualidade de vida e melhores relacionamentos interpessoais. Cinco décadas depois, o tema é uma referência entre os conferencistas da área de educação. Conhecer e controlar as emoções faz parte de um repertório de comportamentos essenciais para o sucesso pessoal e profissional. Desde os primeiros anos de vida, é importante educar os afetos, para não se tornar um analfabeto emocional: um ser vulnerável e controlado por todas as situações que o afetam.

      A chegada ao Ensino Médio coloca em questão o equilíbrio emocional dos alunos, exigindo que tenham capacidade de gerir as emoções, tanto pelas razões da idade – durante a adolescência ocorrem significativas mudanças somáticas, principalmente hormonais, de ideias e de comportamento – quanto pela necessidade de determinar o próprio futuro, definir o curso de graduação, escolher a faculdade e enfrentar a concorrência e os processos seletivos. Nesse contexto, os pais têm papel relevante no cotidiano dos filhos, por meio do diálogo, do apoio e da compreensão das emoções.

      Não é raro vermos pessoas agindo impulsivamente, movidas pelas emoções, sem medir o alcance das palavras ou refletir sobre o próprio comportamento; são meninos e meninas, rapazes ou moças, adultos e idosos que podem entrar em colapso diante das contrariedades, barreiras ou desafios da vida.

      Os alunos do Maxi sabem bem a premissa “Quando não controlamos as emoções, são as emoções que nos controlam” e são orientados sobre a importância do autoconhecimento e autocontrole. Questões como autoconsciência emocional, automonitoramento, empatia, resiliência, interatividade emocional, automotivação e outros fazem parte do rol de domínios de quem é alfabetizado emocionalmente, sabendo navegar com segurança no próprio mar interior.

ESCOLA DE PAIS COM A PALAVRAOS PAIS!

“As palestras oferecidas pelo Maxi promovem a aproximação dos pais com o universo escolar de seus filhos. Sem falar na oportunidade do contato com os educadores da escola, envolvidos no dia a dia dos alunos. São apresentações dinâmicas, feitas por pessoas capacitadas, com conteúdos que colocam os pais a par das inovações e dos desafios atuais da vida escolar, evidenciando questões de difícil decisão. Como é importante estarmos bem informados e orientados pare apoiar nossos filhos nesse momento das escolhas. É necessário um bom diálogo entre pais e filhos. O que mais marca na educação dos filhos é a presença dos pais. É dar bons exemplos. É ser presença. Mas não é fácil. Necessita-se de estratégia, disposição e paciência… Mesmo eu, que possuo especialização na área pedagógica e minha esposa, que é professora e psicopedagoga – o que ajuda a entender nossos filhos nessa fase escolar –passamos por todos os ‘perrengues’ de qualquer família na hora de lidar com nossos filhos. A gente tenta. Por isso, parabéns ao Colégio Maxi que trabalha muito e se dedica a oferecer a melhor educação para nossos filhos. Eu e minha esposa estamos muito satisfeitos com a escola. Espero poder participar de outras palestras. Aliás, elogio o evento como um todo, incluindo o coquetel e o cafezinho no final.”

Marco Antonio Machado Cardoso – Pai de Victor Gomes Cardoso, 1ª série do Ensino Médio

“Essas palestras que o Maxi oferece são muito importantes. E uma contribuição e um canal confiável de informações sobre diversos temas, especialmente aqueles que envolvem os adolescentes. O palestrante Guilherme Davoli, neste último tema Emoções de que não dou conta, falou de forma objetiva e apontou direções, fortalecendo os pais na tarefa de formar seus filhos adolescentes e construir relacionamentos fortes. Temos que ser exemplos para nossos filhos. Não basta falar, precisamos dar o modelo. Por isso, antes de querer educar os filhos, precisamos primeiro nos autoeducar, ou seja, é preciso que aprendamos a ser pais.”

Sidney Luiz Pereira e Emilene Aparecida Conejo — Pais de Matheus Conejo Pereira, 2ª do Ensino Médio, e Ana Julia Conejo, Pereira, 5º ano do Ensino Fundamental

“QUANDO NÃO CONTROLAMOS AS EMOÇÕES, SÃO AS EMOÇÕES QUE NOS CONTROLAM” — Guilherme Davoli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.