Lado a lado, escola e família

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Considerando o entrosamento família-escola um dos eixos fundamentais no processo de desenvolvimento do aluno e de seu preparo para o exercício da cidadania, o Colégio Maxi oferece, aos pais, palestras sobre educação, em que é debatida, estudada e analisada a dinâmica das relações entre pais e filhos.

A escola e a família são parceiras no desenvolvimento intelectual, afetivo e emocional das crianças, adolescentes e jovens. Muitos ensinamentos – proferidos em casa ou no colégio – complementam-se e devem ser seguidos por ambas.

O Colégio Maxi, desde a sua fundação, tem como filosofia a proximidade dos pais ou responsáveis com a escola, para a mútua troca de conhecimentos e experiências, buscando sempre caminhos que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. O setor de Atendimento aos Pais e Responsáveis (APR), de responsabilidade da coordenadora Suely Saboia, tem o objetivo de promover o intercâmbio família-escola, uma via de mão dupla para atender e auxiliar os pais em toda e qualquer necessidade.

Suely explica que os atendimentos às famílias são feitos por meio de contatos individualizados: “Consideramos de grande importância o entrosamento família-escola na execução da tarefa educativa. Por isso, nossos encontros são momentos de reflexão sobre o processo pedagógico. Definimos juntos caminhos que auxiliem o aluno nos planos social, cognitivo e afetivo. São trocas de experiência sobre as condutas e valores, em que buscamos meios para o adolescente administrar e resolver seus conflitos”.

Além do apoio e orientação oferecidos aos pais quanto às dificuldades pedagógicas ou disciplinares dos alunos, a APR procura orientar sobre rotinas de estudos, habilidades de organização, desenvolvimento da autonomia e sugestões quanto ao monitoramento das tarefas escolares, execução dos estudos e indicação de literatura pertinente a cada fase escolar: “O setor também faz encaminhamentos a psicólogos, psicopedagogos e outros profissionais, quando necessários”, conclui Suely.

O acompanhamento feito pela escola é constante, mediante a análise do desempenho do aluno nas provas e atividades escolares, da sua participação em sala e nos eventos do Colégio, da sua socialização e do seu equilíbrio emocional, bem como do desenvolvimento de suas habilidades e competências para a aquisição de conhecimentos.

A COMPREENSÃO DAS REALIDADES INTERIORES

Confira, com a psicóloga Emirene Tavares de Lima, como a Psicologia pode auxiliar a vida acadêmica dos alunos e a relação pais e filhos.

Desempenho escolar versus emoções
O aluno precisa ter bom desempenho escolar, por meio do estudo, o que é um desafio cognitivo diário. Mas nem sempre o emocional está apto para corresponder às exigências do cognitivo. Há várias situações, além do pedagógico, para o aluno se manter saudável cognitiva e emocionalmente: a questão com a identidade, a vivência com a família e as relações sociais influenciam o estado psíquico e repercutem no desempenho escolar do aluno. Quando um estudante está angustiado e sem forças para enfrentar as dificuldades, o rendimento escolar cai, gerando algumas frustrações. É na administração desse sentimento que entra a psicóloga.

Uma escuta atenta
A Psicologia auxilia o aluno a ser um expectador de si mesmo, mostrando o que ele pode fazer para se ajudar ou, então, o que está fazendo que o tem comprometido negativamente. Os casos são analisados individualmente, e cabe ao profissional intervir para reestabelecer o psicológico do aluno e, até mesmo, convidar a família para ajudar nesse processo.

Escola e família
Os pais que encontram algum tipo de dificuldade, em razão das diferentes fases escolares dos filhos, também podem buscar a orientação psicológica. Trata-se de um auxílio para prevenção e manutenção do equilíbrio emocional do aluno, revelando aos pais qual atuação é mais eficiente ou não.

Falta de motivação pelos estudos
É compreensível, em determinado período da vida ou da fase escolar, o aluno diminuir a motivação pelos estudos ou mesmo o entusiasmo de estar com outras pessoas. Algumas situações de estresse e ansiedade bloqueiam a aprendizagem e alteram os hábitos cotidianos do aluno. Muitos pais, nessa fase, não sabem como lidar de maneira eficaz em favor dos filhos. Essas são situações em que os pais podem buscar o auxílio psicológico. Quando a família está inserida no atendimento, o aluno evolui mais rapidamente.

 

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