MAXI ITINERANTE: UM JEITO DINÂMICO E ENVOLVENTE DE APRENDER

Compartilhar:

      O cheiro de mata, o som de pássaros, a temperatura amena, o clima úmido e a diversidade de plantas e de animais presentes no Jardim Botânico de Londrina foram os conteúdos de uma aula divertida e importante, experimentada pelos alunos do Ensino Fundamental 2 do Colégio Maxi.

      O Maxi Itinerante, programa de visitação a diferentes locais da cidade, permite aos alunos conhecer in loco o que estava nas páginas das apostilas, como explica Julianny Pacheco Trindade, professora de Ciências do Ensino Fundamental 2: “Trata-se de uma experiência concreta, que deixa o mundo abstrato e aproxima os alunos da realidade. Neste ano, os alunos estiveram no Museu de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina (6º ano), no Jardim Botânico (7º ano), no Planetário e no Museu Histórico de Londrina (8º e 9º anos)”, explica a professora.

      Sobre a visitação ao Jardim Botânico, Julianny destaca: “Fizemos uma trilha na mata nativa, o que reforça o conteúdo dos biomas brasileiros. Vimos inclusive uma nascente que mostra a origem dos lagos, além de espécies endêmicas. Sem falar no desenvolvimento das percepções como o cheiro, o som, a sensação térmica diferenciada na mata, e outros”, explica Julianny.

     A professora lembra que apps a visitação a mata, a experiência foi contextualizada: “Fizemos um painel com tudo o que vivenciaram no Jardim Botânico, deixando o aprendizado ainda mais rico. Esse programa amplia e aprofunda os conhecimentos, pois o que foi ouvido e lido passa a ter mais significado a partir da experimentação”.

      O Maxi Itinerante é uma experiência que proporciona momentos agradáveis, torna o processo de ensino e aprendizagem atrativo, favorece a percepção das paisagens e ambientes visitados, auxilia na fixação dos conteúdos e, acima de tudo, coloca o aluno em contato com a realidade dos locais em que vive.

Projeto Maxi Itinerante integra conteúdos trabalhados em sala com atividades vivenciais.

MOMENTOS QUE FICAM…

NÃO ME ESQUEÇO DESSE PASSEIO

“Estou no Colégio desde os 3 anos de idade. O Maxi Itinerante é algo que lembramos para sempre. Acho que tinha uns 4 anos quando fui ao Jabuti, mas não me esqueço desse dia. Marcou muito. Agora fomos ao Jardim Botânico e foi muito legal também. Aprendemos na prática o que vimos em sala de aula. Fizemos uma trilha e lá havia animais – vimos macacos e pássaros – e muitas árvores e plantas, todas com explicações em placas. Eu curto tudo do Maxi Itinerante, porque fazemos coisas diferentes e junto com os amigos.”

Helena Tokairin Pozza – 7º ano do Ensino Fundamental

JÁ FUI EM VÁRIAS E GOSTEI DE TODAS

“Já fui a varias visitas do Maxi Itinerante e gostei de todas, como ao Jabuti, ao Planetário -quando estávamos estudando Astronomia em sala de aula – e agora ao Museu
Histórico de Londrina. Vejo que todos os meus colegas gostam e elogiam bastante. Fiquei encantado corn a visita ao museu, especialmente com as explicações da funcionária do local. Descobri histórias de Londrina das quais eu não tinha noção. É um conteúdo que aprendemos facilmente, porque estamos fazendo algo divertido e gostoso. Foi incrível conhecer a Maria Fumaça, pois nunca tinha entrado em um trem antes.”

Lucas Taconi Lopes – 8º ano do Ensino Fundamental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.