Dia Internacional da Mulher – Mulheres na história!

Compartilhar:

Celebrado desde o ano de 1975 e formalizado oficialmente pela ONU em 1977, o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, representa a luta pela igualdade dos direitos e a conquista de um maior espaço das mulheres na sociedade.

No mês da mulher, nós do Colégio Maxi não poderíamos deixar de homenagear algumas mulheres que desafiaram o preconceito, a desigualdade de gênero e a falta de reconhecimento, mulheres que se destacaram e mudaram a história da humanidade.

Jaqueline Goes de Jesus

Dra. Jaqueline Goes de Jesus, 2021.

É uma biomédica, doutora em patologia humana e pesquisadora brasileira. Distinguiu-se por ser a biomédica que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de COVID-19 no Brasil.

Jaqueline também fez parte da equipe liderada por pesquisadores ingleses que sequenciou o genoma do vírus Zika.

Marie Curie

Retrato de Marie Curie.


Marie Curie foi uma das maiores mulheres da história da ciência. Criada pelo pai, que era professor de Física e Matemática, teve contato direto com as ciências desde cedo. Se formou na escola aos 15 anos, sendo destaque em sua turma. Encontrou empecilhos para ingressar na universidade, mas não desistiu, graduou-se em Física e em Matemática. Foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física e a primeira professora mulher a lecionar na Universidade de Sorbonne. Além disso, foi pioneira nas pesquisas sobre radioatividade e fez a descoberta do polônio e rádio.

Sophie Germain

Retrato de Sophie Germain, 1790.


Marie-Sophie Germain foi uma matemática, física e filósofa francesa que contribuiu na teoria dos números e na teoria da elasticidade que, posteriormente, foram fundamentais na construção das estruturas da Torre Eiffel. Autodidata, desde a infância estudava os livros científicos encontrados na biblioteca de seu pai. De madrugada à luz de velas passava as noites lendo e estudando e, mesmo ao ser impedida por seu pais, continuou aprofundando seus conhecimentos.

Rosa Parks

Rosa Parks sentada em um ônibus de Montgomery, Alabama, em 1956.


Rosa Parks foi uma ativista norte-americana do movimento dos direitos civis dos negros. Nascida em uma época em que a segregação racial era extremamente forte, enfrentou diversos preconceitos desde a infância, tanto que era obrigada a ir para a escola a pé, pois os ônibus escolares eram exclusivos para alunos brancos.
Mas foi em dezembro de 1955, já na idade adulta, que ganhou projeção nacional nos Estados Unidos ao se recusar a obedecer a lei segregacionista local, que determinava que os passageiros negros cedessem seus assentos aos brancos. No entanto, naquele dia, retornando do trabalho, Rosa Parks desobedeceu a lei e foi parar na cadeia. Sua prisão desencadeou um movimento com inúmeros protestos, boicote aos ônibus, o que causou um grande prejuízo para a empresa, e um movimento contra a segregação que terminou somente em novembro de 1956, quando finalmente a Suprema Corte declarou inconstitucionais as leis de segregação.

Kathrine Switzer

Kathrine Switzer na maratona de Boston, 1967.

Kathrine Switzer foi a primeira mulher a correr oficialmente a Maratona de Boston, que por mais de 70 anos foi uma disputa exclusiva aos homens. Seu gesto, no dia 17 de abril de 1967, abriu caminho para as mulheres no esporte e mudou a história. A atleta se inscreveu na competição usando as iniciais K. V. Switzer, mas foi no meio da corrida que tentaram impedi-la com empurrões, o que não foi suficiente para fazê-la desistir. Kathrine Switzer concluiu os 42.195 metros em 4 horas e 20 minutos 42.195 metros.

Essas são algumas mulheres que marcaram a história, por isso queríamos homenagear, não somente elas, mas demonstrar o nosso carinho e o nosso respeito a todas as mulheres, e celebrar o impacto positivo que elas fazem no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.