ESPAÇO MOVIMENTO TRAZ NOVAS ATIVIDADES FÍSICAS

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      O ambiente é alegre, moderno, acolhedor, envolvente e repleto de possibilidades, conquistando alunos e professores e estimulando diferentes performances. O Espaço Movimento, nova área de atividades do Colégio Maxi, tem atraído os olhares tanto pelos tecidos coloridos que descem do teto quanto pela parede de escalada e outros elementos diferenciados.

      As atividades desenvolvidas no Espaço Movimento são direcionadas aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e constituem-se essencialmente de elementos psicomotores, como esquema corporal, tônus, motricidade ampla, motricidade fina, organização espaço-temporal, ritmo, lateralidade e equilíbrio. As aulas são desenvolvidas por professores de Educação Física.

Jefferson Emílio Lamberti, coordenador de Educação Física do Colégio Maxi e da Maxi Academia.

      Jeferson Emíio Lamberti, coordenador de Educação Física do Colégio Maxi e da Maxi Academia, cita as possibilidades do Espaço Movimento: “É um projeto inovador, que motiva e envolve os alunos. O local tem o objetivo de trabalhar a atividade física de forma lúdica, com várias opções de uso. Foram adquiridos aparelhos para aula de arte circense, com tecidos e acessórios para malabares e equilíbrio. As professoras de Educação Física do Maxi fizeram um curso de arte circense, em Londrina, para aprender manusear os tecidos e ensinar os alunos. Temos também um tatame olímpico que favorece as aulas de Educação Física, permitindo que os alunos façam com segurança exercícios de rolamento e atividades de psicomotricidade, ou seja, práticas que demandam uma superfície mais macia”.

      Outro elemento singular do Espaço Movimento é a parede de escalada: “Durante as aulas de Educação Física, usamos a parede de escalada para trabalhar a autonomia dos alunos, a flexibilidade, a força, a habilidade motora, o tato e, acima de tudo, a autoconfiança. Ela foi projetada numa altura suficiente para gerar todos esses benefícios, sem colocar a segurança do aluno em risco”.

      No Espaço Movimento, também acontecem as aulas extras de Balé e Judô, como explica o coordenador: “O Maxi tem uma área ímpar para a prática do Judô. Hoje temos seis turmas de alunos, de segunda a quinta-feira, nas idades de 5 e 6 anos, 7 a 9 anos e a turma dos 10 aos 12 anos. São modalidades complementares, do Maxi Esporte, pelas quais o aluno opta na medida do seu interesse. O mesmo ocorre com o Balé, com quatro turmas que vão dos 2 aos 11 anos”, conclui Lamberti.

MAXI ACADEMIA: UM ESPAÇ0 DE MOVIMENTO PARA TODAS AS IDADES

PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM

POR DÉBORA DURÃES E JOAQUIM ALMEIDA – Educadores do Colégio Maxi

      A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) evidencia a importância da motricidade para o desenvolvimento humano integral, na esteira das abordagens científicas recentes. Para a pedagogia moderna, o ser humano é uma totalidade. Não é possível dissociar corpo, mente, cognição, afetividade, meio, cultura, história e outros. Razão pela qual o Colégio Maxi busca constantemente novas formas de situar o trabalho corporal e sua relação com o desenvolvimento pedagógico particularmente no âmbito da Educação Física e da Arte, a começar, dando à motricidade e à linguagem corporal mais abrangência e ênfase no currículo escolar.

     Para atender a essa necessidade, o Colégio Maxi criou o Espaço Movimento, local projetado para o desenvolvimento de atividades psicomotoras, em que são realizadas diversas práticas de movimento intencional e significativo, envolvendo percepção, funcionalidade, memória, projeção, afetividade, emoção, raciocínio, domínio e outros elementos essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem, ou seja, atividades que permitem o desenvolvimento do corpo, do intelecto e do afeto.

      O aluno é um ser complexo, de multifaces e peculiaridades. A partir dessa compreensão, entendemos que o desenvolvimento humano deve ser estimulado com ações integradas, que permitam planejar, possibilitar, acompanhar e avaliar as dimensões cognitivas, socioemocionais e psicomotoras do desenvolvimento.

      A educação escolar neste século não está pautada exclusivamente na atividade mental para abstrações conceituais quanto à linguagem, ao raciocínio lógico-matemático, as ciências naturais e humanas, mas na certeza de que os aspectos afetivo, motor e cognitivo são indissociáveis, no processo de construção individual.

      A expressão Mens sana in corpore sano — nascida na antiguidade greco-romana –, continua mais forte do que nunca nos dias de hoje. Um corpo saudável e em movimento favorece o aprendizado cognitivo.

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