Festival cultural 2018

Compartilhar:

REVELA A RIQUEZA PRESENTE NOS SEIS CONTINENTES

Com o tema “Os continentes e suas culturas”, o Festival Cultural 2018, de 28 a 30 de junho, foi mais uma ocasião de enriquecimento para toda a comunidade escolar. O aprendizado começou nos bastidores, meses antes da apresentação, com os alunos se reunindo para pesquisar, criar, organizar e produzir inúmeras expressões artísticas, além de participar da Ação Solidária – que atendeu nove instituições sociais da cidade –, por meio da arrecadação de diversos produtos, conforme a necessidade da entidade.

Neste ano, da Educação Infantil ao Ensino Médio, os alunos trabalharam os aspectos culturais, artísticos, econômicos, políticos, ambientais e sociais dos seis continentes, enfatizando os pontos positivos de cada um.

O evento contou com o apoio das coordenações de cada fase escolar que, com vasta experiência em Festivais  Culturais, motivaram alunos e professores neste tradicional projeto extracurricular: “O Festival Cultural faz parte da tradição e vanguarda do Colégio Maxi, acontecendo sempre no primeiro semestre letivo. É praticamente um rito de passagem dos nossos alunos de um semestre para o outro. Todos os segmentos participam, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, por meio de atividades de pesquisa, construção de painéis, maquetes, artes visuais, produções de curtametragem, teatro, música e dança”, comenta Débora Durães.

As atividades do Festival são desenvolvidas interdisciplinarmente e articulam saberes, promovem a interação crítica dos alunos e favorecem o respeito às diferenças, por meio do diálogo intercultural. O projeto proporciona ainda inúmeras oportunidades de desenvolvimento das competências socioemocionais, tão importantes quanto a leitura, a escrita ou o cálculo. O ponto alto é o encerramento, com as apresentações artísticas, as exposições de painéis e dos documentários, na presença de todos os alunos e pais.

Outro momento marcante é a Ação Solidária, em que os alunos fazem pessoalmente a entrega das doações, vivenciando a realidade de cada local visitado e aprendendo a importância do auxílio ao próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.