MAXI CULTURA INGLESA JUNIORS: UM JEITO ENCANTADOR DE APRENDER INGLÊS!

Compartilhar:

      Com um projeto inovador, atraente e acolhedor, o Colégio Maxi lança o Maxi Cultura Inglesa Juniors, a mais nova proposta da escola em parceira com a academia Cultura Inglesa. A ideia é fortalecer o ensino do Inglês, desde os primeiros anos de vida, uma vez que o estudo de um segundo idioma estimula o cérebro e desenvolve a criatividade, o raciocínio e a concentração.

      Maria Alice Selicani Perfetto, diretora da Cultura Inglesa a coordenadora no Colégio Maxi, graduada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e em Psicologia pela Unifil, explica a metodologia do ensino para crianças: “Nossas aulas são, baseadas no lúdico. O importante é brincar, cantar, falar por meio de rimas, ouvir histórias, montar quebra-cabeça, repetir as falas dos personagens e fazer atividades práticas. O concreto é muito importante nessa idade”.

     Confira a seguir a entrevista completa com a coordenadora do programa de Inglês do Maxi.

Maxi in – Explique o projeto Maxi Cultura Inglesa Juniors

Maria Alice – Trata-se de uma iniciativa com o objetivo de replicar os conteúdos e métodos de aulas ministradas no Cultura Inglesa, para os alunos do Colégio Maxi, dentro da grade curricular, ou seja, no horário comum das aulas. O projeto contempla da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1, envolvendo alunos de 3 a 11 anos, aproximadamente.

Maxi in – Como avalia o novo espaço inaugurado pelo Maxi?

Maria Alice – Um ambiente motivador, pois as salas são próprias para as aulas de Inglês e para as crianças, com mobílias que favorecem vários tipos de formações no layout da sala. Outro fator positivo é a troca de ambiente para as aulas, ou seja, os alunos têm “a sala do Inglês”. E um ambiente especial, com quadros interativos e materiais próprios.

Maxi in – Como crianças com 3 anos aprendem o idioma?

Maria Alice – Para os pequeninos, a oralidade e o input – aquilo a que você expõe o aluno – são o mais importante. Ou seja, ouvir, ouvir e ouvir. Essa é a principal forma de iniciar o trabalho com crianças na aprendizagem de uma língua estrangeira. Aliás, a mesma forma na aprendizagem da fala da língua materna: falamos porque ouvimos. É essencial, antes que o professor fale inglês o tempo todo e com boa pronúncia, porque elas vão armazenar o que ouvem. Por isso, nossas aulas são dinâmicas e com muitas histórias, para o aluno ouvir muito.

Maxi in –Qual o diferencial Maxi Cultura Inglesa Juniors?

Maria Alice – Trata-se de uma proposta com mais horas-aulas, material diferenciado, suporte de novas tecnologias, salas especiais, professores treinados pela Cultura Inglesa e com método inovador. Por esse conjunto de fatores, o desenvolvimento dos alunos é fantástico. Já temos comprovado a eficácia pelos relatos dos pais e professores. Todo o aprendizado que começa cedo tem maior probabilidade de ser bem-sucedido.

Maxi in – Os alunos do Maxi farão testes internacionais?

Maria Alice – Sim.  Iniciamos os alunos na avalição internacional, por meio do exame da Universidade de Cambridge, o Young Learners English (YLE), destinado a crianças do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental 1 que querem vivenciar a experiência de um exame internacional. Essa prova é uma oportunidade de o aluno ver os exames como uma experiência positiva, uma vez que não há reprovação, mas sim escudos que são preenchidos ou não, de acordo com o desempenho do aluno. Esse teste contempla leitura, escrita, audição e fala.

Maxi in – O que mais motiva os alunos nessa forma de estudar?

Maria Alice – A possibilidade de se trabalhar em pares, em grupos ou individualmente, em uma sala diferenciada e muito motivadora. Os alunos têm uma área destinada para brincar, jogar e, assim, fixar o conteúdo. Acreditamos que o aprendizado precisa ser livre de estresse, por isso nosso objetivo é ensinar sem cobrar da criança. Os alunos do Maxi também podem participar das atividades oferecidas no espago da Cultura Inglesa, como o Play Over, uma tarde com brincadeiras, jogos e muita linguagem envolvida; e o Play Week, realizado em julho e dezembro, em que os alunos fazem atividades diversas em Inglês durante uma semana.

Maxi in – A Cultura Inglesa da formação aos professores?

Maria Alice – A Cultura Inglesa prima pela excelência dos professores. Há treinamentos com profissionais especializados, em julho e dezembro; observação de aula feita por um coordenador especifico, considerando a idade do aluno; e trabalho de coaching para os professores, para que desempenhem da melhor maneira possível seus papeis. O planejamento é todo feito pela coordenação da Cultura Inglesa, considerando as necessidades e opiniões dos professores, ou seja, daqueles que estão em contato direto com os alunos.

AS AULAS DE INGLÊS NA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

“Minha aula favorita é Inglês. E muito, muito legal! Ao aprender uma nova língua, posso viajar para muitos lugares, sem ser o Brasil, como os Estados Unidos. Minha mãe sempre fala que é importante aprender o Inglês. Eu gosto e entendo fácil a língua, tanto que meus colegas, às vezes, me perguntam como se escrevem algumas palavras em Inglês. Até música em Inglês eles pedem para eu ler ou traduzir. Amo minhas professoras de Inglês e tudo o que estudo. Adorei o novo espago das aulas de Inglês que o Colégio construiu para a gente. E muito gostoso fresquinho e alegre. E um espaço muito bonito e colorido. Tem uma lousa digital que é bem legal. A gente se sente em um outro lugar.”

Mirella Scariante de Oliveira – 4º ano do Ensino Fundamental

“Gosto muito de Inglês, é uma das minhas matérias favoritas neste ano, principalmente por causa da professora. A sala de aula é muito moderna e fresca. Tá chiquérrimo tudo. De mais animo estudar num lugar assim, com tudo novinho e bonito. O Inglês não é uma língua difícil. Demora um pouco no começo para entender, mas depois embala. Também gosto muito de Ciências. Adoro estudar o corpo humano e quero ser médica quando crescer.”

Marina Ciappina Laffranchli – 5º ano do Ensino Fundamental

A parceria Maxi e Cultura Inglesa, presente no Colégio há 15 anos, foi estendida para os alunos de 3 a 11 anos. Projeto ganha novas salas de aula e uma metodologia ainda mais envolvente e eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.