MAXI LANÇA O PROGRAMA SEJA INCRÍVEL NA INTERNET

Compartilhar:

      Maxi desenvolve conteúdos de segurança e cidadania digital, certificando os alunos em cada uma das cinco etapas do programa.

      Na vanguarda da educação e escola referência Google for Education, o Colégio Maxi adota continuamente inovações tecnológicas em prol da educação. Uma das preocupações constantes, quando se trata de um mundo virtualizado, é a segurança dos alunos no acesso à Internet.

Nesse contexto, entre as ações da escola, o Maxi terá a partir de 2020 o programa Seja Incrível na Internet, com a missão de ensinar às crianças habilidades necessárias para navegar com segurança e inteligência na Internet. A iniciativa faz parte do currículo do Google em parceria com iKeepSafe, uma organização líder no mundo, que promove o uso seguro e saudável da tecnologia. O iKeepSafe certifica que a tecnologia educacional usada pelas crianças estão em conformidade com os padrões exigidos pelas leis estaduais e federais, garantindo a privacidade e a segurança dos alunos.

      O projeto oferece aos educadores as ferramentas e os métodos necessários para ensinar princípios básicos de segurança digital e cidadania na sala de aula. Os planos de aula permitem aos professores preparar os alunos para serem cidadãos bem-sucedidos, que saibam cuidar da segurança em um mundo cada vez mais conectado.

      As lições adaptadas pelo próprio Maxi para os alunos do Maxi Júnior – Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental 1 – serão inseridas no Classroom e reforçadas por técnicas de “ludificação”, por meio de dinâmicas e da “gamificação”. As atividades serão práticas e lúdicas para plena compreensão dos conteúdos. Ao final dos estudos, os alunos participarão de um game e receberão um certificado.

Confira as lições:

Lição 1 – Compartilhe com cuidado:

Seja INTELIGENTE na internet (conquista do certificado: INTELIGENTE).

Lição 2 – Não caia em armadilhas:

Fique ATENTO na Internet (conquista do certificado: ATENTO).

Lição 3 – Proteja seus segredos:

Seja FORTE na Internet (conquista do certificado. FORTE).

Lição 4 – É legal ser gentil:

Seja GENTIL na Internet (conquista do certificado: GENTIL).

Lição 5 – Na dúvida, fale com alguém:

Seja CORAJOSO na Internet (assinatura do contrato e conquista da camiseta Sou Incrível na Internet).

CONTEÚDOS E APRENDIZADOS

      O currículo do projeto Seja Incrível na Internet é um recurso que as famílias e os educadores podem usar para incentivar bons hábitos on-line.

      O programa apresenta resultados práticos, como:

  • Pensar criticamente e avaliar sites, e-mails e outros conteúdos on-line.
  • Saber se proteger de ameaças on-line, incluindo bullying e golpes.
  • Compartilhar com inteligência: o que, quando, como e com quem.
  • Demonstrar bondade e respeito com outras pessoas on-line, considerando a privacidade de cada uma.
  • Procurar ajuda dos pais ou de outros adultos confiáveis em situações complicadas.

      A International Society for Technology in Education (Sociedade Internacional de Tecnologia na Educação, ISTE, na sigla em inglês) realizou uma auditoria independente do Seja Incrível na Internet, reconhecendo o programa como um recurso que prepara jovens alunos de acordo com os padrões para estudantes da ISTE 2016. A ISTE concedeu ao Seja Incrível na Internet o Seal of Alignment for Readiness (Selo de alinhamento, em Inglês).

TEXTO DE JANAÍNA FENATO – Coordenadora de Tecnologia da Educação do Colégio Maxi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.