Política se aprende desde cedo!

Compartilhar:

Os alunos do Maxi sabem que fazer política é cuidar do bem comum, por isso criaram partidos e propostas, disputando as eleições para presidente de sala.

O filósofo e professor Mario Sérgio Cortella afirma que política é tema a ser aprendido e desenvolvido pelas escolas. Ele é um dos defensores da formação ética, moral e política desde a infância, de forma que a criança aprenda a pensar por conta própria, sendo crítica e analisando as situações para tomar decisão. O Colégio Maxi, ciente desse papel formativo, tem trabalhado o tema “política” de forma prática, lúdica e interdisciplinar, com várias atividades, entre elas as eleições para presidente de sala. Confira, nesta edição, o depoimento dos alunos do Ensino Fundamental 1.

 

Maria Fernanda Cottarelli Cobo

“Eu me candidatei a presidente de sala. Havia muitos candidatos. Foi uma surpresa para mim ser eleita. A hora que deram o resultado, fiquei nervosa, pois nunca tinha sido escolhida presidente de turma. Fiz algumas promessas, como economizar copos de plástico para ajudar o meio ambiente e lutar para conseguir atividades extras, como Dia do brinquedo, Dia do Cine Maxi e Dia da pipoca e do suco. Vou tentar, afinal, não quero ser igual esses políticos que quebram suas promessas. Quem promete e não faz não é boa pessoa, pois só pensa em si mesma. Sou ainda criança e não voto, mas sei que temos que votar, sabendo quem é a pessoa candidata e quais são suas propostas.”
Maria Fernanda Cottarelli Cobo – Aluna do 5º ano do Ensino Fundamental

Rebeca Romagnolli Plastina

Rebeca

“É muito legal aprender sobre política. Na minha sala, havia cinco candidatos. Eu prometi que se todos cooperassem, teríamos mais aulas livres. Mas era preciso obedecer a professora, fazer a coleta do lixo e outras coisas. Adorei ser eleita, porque minha mãe já foi presidente de sala, um dia, e eu queria ser também, igual a ela. Estou conseguindo fazer o que prometi, isso é bem legal. Não é certo prometer e não fazer.”
Rebeca Romagnolli Plastina – Aluna do 4º ano do Ensino Fundamental

Pedro Augusto de Melo Machado

“Gostei muito de ser candidato. Fiquei feliz de ser escolhido presidente da sala. No começo, não esperava, mas no final, quando eu fiquei junto com outros três, comecei a ver que tinha chance de ser eleito. Acho que votaram em mim, porque viram o meu empenho. Foi surpresa, pois havia candidatos muito bons. Eu fiz algumas propostas, como praticar mais os 7 hábitos, Campanha de recolhimento do lixo e outras coisas. Estou reunindo todos os amigos para colocar em prática o que prometi. E todo mundo tá contribuindo. A gente tem que fazer o que promete. Pena que os políticos do Brasil prometem e não fazem. Aqui aprendemos certo.”
Pedro Augusto de Melo Machado – Aluno do 4º do Ensino Fundamental

Ana Beatriz Vieira Gonçalves

“Acho que sou uma pessoa extrovertida e isso ajudou na minha eleição para presidente de sala. Procuro conversar com todos os meus amigos e ser uma boa companhia. Mas também fiz algumas promessas para que votassem em mim, como proporcionar o Dia do cabelo, Dia da fantasia, Dia da pipoca, Dia do brinquedo e Dia do geladinho. Agora, resta-me esforçar para conseguir isso. Não
gosto de político que promete e não cumpre; que só pensa nos próprios interesses e não ajuda o povo.”
Ana Beatriz Vieira Gonçalves – Aluna do 3º ano do Ensino Fundamental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.