ÚNICA ESCOLA DO PARANÁ A TER O SELO DE ESCOLA DE REFERÊNCIA GOOGLE FOR EDUCATION

Compartilhar:

      Projetos inovadores, tecnologia de ponta, ambiente descontraído e linguagem contemporânea motivam professores e alunos a vivenciar as aulas de um jeito dinâmico e envolvente.

      Desde a implantação do Google for Education, em 2015, o Colégio Maxi vem investindo na formação dos educadores, nos ambientes diferenciados – como a criação de três Salas Google – e na orientação aos alunos e professores para o uso contínuo e efetivo dessa plataforma. A satisfação diante da nova tecnologia, aliada aos resultados concretos na aprendizagem dos alunos, fez que o programa tivesse plena adesão, tornando o Maxi a primeira escola do Paraná e uma das quatro do sul do Brasil a receber do Google o Selo de Escola de Referência Google for Education.

      Janaína Tais Gardenal Fenato, coordenadora de Tecnologia em Educação do Colégio Maxi e Google Educator Trainer, explica a importância desse reconhecimento: “O Selo significa que a empresa Google confirma todos os esforços do Colégio Maxi em implementar soluções inovadoras e que a escola utiliza as ferramentas educacionais Google de modo colaborativo para motivar e melhorar a forma como os professores ensinam e os alunos aprendem”.

      Para a obtenção do Selo, o Google estabelece uma série de critérios:

■ Utilização das ferramentas Google for Education e Chromebooks, realizando projetos inovadores e impactantes para professores e alunos.

■ Ter no mínimo 100 Chromebooks com CMC (licenças) Google.

■ Contas G Suite For Education para 100% da área pedagógica; 100% dos alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental 2; 30% dos alunos usando o G Suite for Education em sala de aula de forma colaborativa com o professor, ao menos uma vez a cada 30 dias; e 30% dos alunos usando o Google Classroom.

■ Certificações internacionais exigidas: um professor Google Educator Trainer para dar continuidade nos treinamentos e coordenar a transformação digital na escola; 20% da área pedagógica da escola com certificado Google Educator Nível 1; 5% da área pedagógica da escola com o certificado Google Educator Nível 2.

      Sobre os benefícios do Google for Education, a coordenadora de TE comenta: “Os ganhos são gigantescos. A equipe pedagógica e os professores personalizaram o aprendizado, garantindo melhor desempenho de suas turmas”, avalia Janaína.

ENVOLVIMENTO DOS PROFESSORES

      Fernando Francisco Pereira, professor de Matemática do Fundamental 2 do Colégio Maxi, explica a versatilidade do programa: “Desde que o Google for Education foi implantado, tomei conhecimento e percebi que era um ambiente virtual de aprendizagem específico para a educação, que garante a segurança e a autonomia dos alunos. Tive uma identificação tão grande que fui aprendendo e querendo desenvolver novos projetos. Tanto que resolvi participar no ano passado do Concurso Boas Práticas, com ideias inovadoras para a educação. E este ano me inscrevi também”.

      O professor do Maxi cita outros benefícios: “Uma questão bem interessante é a adesão as tarefas de casa.

     Depois que o Google for Education foi implantado, os alunos passaram a fazer mais tarefas. O indicativo NFT – Não Fez Tarefa – e mínimo. Isso comprova a eficácia do programa no incentivo ao estudo, pois trabalha com a linguagem do aluno de hoje”.

AULAS COM ÓCULOS VR

      Sobre as tecnologias adotadas pelo Colégio, Pereira comenta: “Aqui temos duas Salas Google que potencializam o uso da plataforma, pois é um ambiente descontraído, high tech e fora dos padrões da sala de aula, com um Chromebook por aluno, um notebook concebido pelo Google com sistema operacional Chrome OS” e com sistema exclusivo de gerenciamento de segurança por meio do Admin Google.

      Outra ferramenta que os alunos gostam muito são os óculos de realidade virtual disponibilizados nas Salas Google. A realidade virtual é uma tecnologia de interface que atua nos sentidos do usuário, por meio de um ambiente simulado, criado a partir de um sistema computacional. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, propicia a imersão completa em um cenário ou local, com ou sem interação do usuário: “A realidade virtual é algo fantástico, pois permite que nossos alunos se sintam em diferentes lugares do mundo, em quaisquer períodos da história. Um aluno pode, por exemplo, ser um homem da caverna e interagir com personagens daquela época. E uma ferramenta disponibilizada pelo Maxi que ales adoram”, comenta o professor de Matemática.

“ESSA PLATAFORMA FALA A NOSSA LINGUAGEM!”

      Confira o depoimento de alguns alunos sobre a utilização das ferramentas do Google for Education.

     “Entrei no Maxi no 6º ano do Ensino Fundamental e acompanhei toda a implantação do programa Google for Education. E um método inovador, uma forma de aprender diferenciada e mais objetiva do que a aula tradicional que favorece muito o contato com o professor. De para fazer tarefa mais facilmente, tirar dívidas e ter acesso a atividades e desafios extras. Trata-se de uma linguagem acessível, com a qual minha geração este acostumada. Até quem não domina muito tecnologia aprende sem problemas. Desenvolvemos vários conteúdos e trabalhamos de uma forma muito mais produtiva. Sem falar que ajuda na interação com os colegas, pois fazemos muitos trabalhos em grupo. Outro detalhe é a Sala Google. Gosto muito desse ambiente.”

Henrique Santos Nakadomari –  1ª série do Ensino Médio

“O Google for Education nos proporciona uma aula diferenciada, mais prática e com muitas imagens. Uma ferramenta que acompanha o mundo moderno. Fazemos as tarefas de forma mais fácil, pois é muitas ferramentas a disposição, busca facilitada e um ambiente de navegação seguro. Os professores ajudam e trabalhamos com pesquisas e apresentações. Adoro as aulas da Sala Google, pois é um espaço bacana, extrovertido a dinâmico. E um diferencial do Maxi esse programa.”

Ana Luisa Gomes Leme da Silva – 8º ano do Ensino Fundamental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *